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7 maneiras de aumentar as vendas e margens do seu e-commerce

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Diariamente, surgem novas lojas virtuais. Mercado em franco crescimento, facilidade de acesso à tecnologia e a demanda do consumidor por melhores experiências de atendimento formam uma equação que abre muitos espaços no varejo eletrônico.

A seguir, você encontra 7 passos eficientes para aumentar suas vendas, fortalecer a rentabilidade da operação e garantir que a sua loja tenha destaque e produtos mais competitivos.

1- Contrate um especialista em SEO.:Um dos caminhos mais importantes pelos quais um potencial cliente vai conhecer a sua loja são as ferramentas de busca, mais especificamente o Google, URL mais acessada do planeta. É muito importante que o seu e-commerce invista em otimizar a presença e qualificação nos sites de busca (SEO).

Com um site bem posicionado, sua loja passa a ter vantagens sobre os concorrentes. Vale a pena esclarecer que SEO e Links Patrocinados são coisas diferentes, embora ambos compartilhem a mesma página. Em SEO, o foco está em criar relevância entre o conteúdo através da relação com as palavras-chave de busca. Já os links patrocinados independem do conteúdo. A construção de visibilidade se dá por meio de lances em um leilão de anúncios, atraindo clientes ocasionais e, possivelmente, menos suscetíveis a fidelização.

2- Use (muitas) imagens (de qualidade): Um dos fatores que mais influenciam nas compras, independentemente do canal (on ou offline), é a aparência do produto. Uma boa imagem é essencial na venda. Então, tenha boas fotos! Se o cliente não sentir confiança na análise do produto pelas imagens que você oferecer, aumenta a probabilidade de mais um carrinho abandonado, venda perdida e uma oportunidade de fidelizar desperdiçada.

3- Tenha eficiência e transparência no frete e prazos: Segundo a e-Bit, o frete grátis é o segundo maior estímulo para comprar online e o terceiro fator mais decisivo de compra no e-commerce. Em outras palavras, a estratégia de frete e entrega influencia diretamente o cliente no momento da decisão sobre onde e como comprar. Além disso, o tempo de entrega é, assim como o valor do transporte, determinante de sucesso.
Por isso, para garantir um maior volume de vendas e ter mais clientes fiéis, é importante investir em gateways de frete. Ao oferecer mais opções de transporte e prazo, você dá ainda mais transparência ao negócio e aumenta as chances de aquela compra terminar com final feliz para todos.

4- Geração de conteúdo pelo usuário:  Descubra e aposte em maneiras diferentes e eficazes de tornar seu produto conhecido. A geração de conteúdo pelo próprio usuário é uma dessas formas, por oferecer recomendações, opiniões, reviews e atingir novos usuários através da experiência daqueles que já conhecem a sua loja. Para isso, vale experimentar plataformas diversas, desde o mobile até os blogs e principalmente redes sociais, como o twitter, que vem crescendo como plataforma para atendimento online.

5- Tenha um site com sistema de pagamentos seguro:  Segurança e confiança definem grande parte das vendas. Ainda há muita gente com receio de comprar online devido aos constantes casos de fraude e má fé no e-commerce. Esse ainda é um gargalo significativo e que deve ser tratado com atenção. Por isso, é preciso contar sistemas de pagamento digital e validadores de transações que integrem todos os meios e garantam, acima de tudo, percepção de proteção. Cuidar da integridade do seu próprio banco de dados e proteger a informação que transita entre browser e servidor é fundamental. Criptografar os dados que trafegam no servidor e realizar a blindagem do site diminui as chances de prejuízos maiores.

6- Invista em m-commerce:  Num cenário em que existem mais celulares do que pessoas no Brasil e que, cada vez mais, o tráfego acontece através dispositivos móveis, investir em soluções responsivas ou focadas nesses gadgets tem se tornado não mais “o futuro do e-commerce”, mas o presente. Já que os smartphones são quase uma extensão do corpo das pessoas, como negligenciar as oportunidades de venda via apps e sites para celulares e tablets? E se você já possui essa ferramenta, o interessante é tornar a experiência do usuário cada vez mais atrativa e conveniente.

7- Humanize o processo:  Apesar do constante crescimento do comércio eletrônico, é perceptível a integração da internet à maioria das atividades do nosso dia a dia. Isso pressiona o ecommerce a ser mais humano. O consumidor é um só, independente do canal ou hora do dia. Demonstrar que, ali do outro lado da tela, também há um ser humano, torna mais agradável a experiência. Isso gera fidelização e constrói reputação. Design orientado à usabilidade e atendimento focado em resolver problemas e criar boas recordações podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso no nosso mercado.

Fonte: e-commerce Brasil
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